Retorna Machine: alunos da Autoneum desenvolvem máquina de reciclagem

Com idade entre 16 e 19 anos, jovens criaram projeto de reciclagem que coleta embalagens e “transforma” em dinheiro

Criar um projeto de impacto social e ambiental é difícil, principalmente no cenário atual onde tantos problemas precisam de solução. Mas nove jovens do Programa Formare na Autoneum encontraram uma resposta para diminuir o descarte incorreto do lixo: uma máquina de venda reversa, a Retorna Machine.

O equipamento recebe embalagens e fornece uma pontuação para cada material, como o alumínio que gera 15 pontos, garrafa plástica 10 pontos, vidro cinco pontos, entre outros. A Retorna Machine foi instalada próxima ao caixa eletrônico da empresa, facilitando o acesso a todos os colaboradores. Ao depositar a embalagem na máquina, os participantes recebem os pontos que se acumulam até possibilitar a troca por algum serviço, como desconto na passagem do transporte coletivo, ou doação da quantia a uma entidade carente, como forma de impactar a comunidade da região da empresa.

Todo o desenvolvimento da proposta foi de responsabilidade dos jovens, desde a ideia, contato com fornecedores, orientados pela área de Compras da Autoneum, acompanhamento da instalação da máquina, até a divulgação para os colaboradores da empresa, que, atualmente, já somam 70% colaborando com o projeto. “Eles se saíram muito bem, conseguiram devolver bem as competências relacionadas à gestão de projetos, tomada de decisão e trabalho em equipe, tanto que apresentaram o projeto para a alta liderança da empresa e foram super elogiados”, conta o educador voluntário de Criatividade e Inovação, Gleyff Ruthyelly da Silva.

Segundo a coordenadora do Formare na empresa, Milena Piffer, já é observada uma mudança de hábito na empresa desde a implementação da Retorna Machine. “Antes descartavam no lixo comum todos, ou quase todos, os itens que poderiam ser reciclados, mas agora criaram o hábito de trazer esses itens para a empresa e inserir na máquina”, relata.

Conheça os jovens responsáveis pelo projeto: