Programa Formare oferece plataforma para processo seletivo on-line

Ferramenta é disponibilizada para empresas parceiras do Programa

O processo seletivo para entrar no Programa Formare é uma das etapas mais importantes de todo o ciclo do curso. Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas suspenderam os processos seletivos presenciais. Essa decisão também afetou os milhares de jovens que aguardam uma oportunidade para fazer parte do Programa. Pensando nisso, a Fundação Iochpe desenvolveu uma área exclusiva dentro do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para as empresas parceiras realizarem o processo seletivo de forma totalmente digital e iniciar novas turmas do Programa.

O AVA é uma plataforma conhecida pelos coordenadores e educadores voluntários do Formare, mas que agora também permitirá a inscrição dos jovens para o processo seletivo e a aplicação e correção automática de provas. A proposta foi apresentada à Rede Formare na manhã desta quarta-feira (19), em um webinar que tirou as dúvidas dos coordenadores e apresentou o case da Thales Group, primeira empresa parceira do Formare a realizar um processo de seleção no AVA.

A Thales abriu o processo em junho, divulgando a seleção e os requisitos nas redes sociais – incluindo as redes do Formare – e em instituições de São Paulo, como escolas públicas e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A divulgação resultou em 100 inscritos, do qual 71 eram elegíveis e 44 realizaram todo o processo, da inscrição às provas. Desse número, dez jovens foram selecionados para integrar a primeira turma do Formare na Thales, após passarem também pelas etapas de entrevista individual, entrevista familiar e redação.

Segundo Adriana Otani, uma das coordenadores do Programa na empresa, a automatização do AVA agilizou o processo seletivo. O relatório com os resultados da prova e identificação dos inscritos foi finalizado e entregue à Thales dois dias após o término do período de avaliação.

Após a etapa automatizada, a empresa iniciou as entrevistas com os jovens e suas famílias. Para Ana Fernandes, também coordenadora do Programa na Thales, a etapa das entrevistas, mesmo que realizadas por chamada de vídeo, foi importante para conhecerem melhor os jovens. “Nos ajudou a achar jovens que têm o melhor perfil e que vão explorar melhor a oportunidade do Formare”, conta. A empresa também precisou realizar mais uma etapa fora da plataforma: a redação, que serviu como forma de desempate entre candidatos.

Saiba como funciona o processo seletivo pelo AVA:

As empresas interessadas em abrir novas turmas devem preencher um edital, disponibilizado pelo Formare. Para isso, é necessário entrar em contato com a equipe Pedagógica do Programa. Após o preenchimento, é liberada a área da empresa no AVA, com ambiente personalizado que atenderá as necessidades para realizar o processo do início ao fim.

Antes de iniciar o processo, é importante pensar na divulgação nas redes sociais e na imprensa local (cidade onde a empresa está localizada). Esse planejamento fará com que mais jovens consigam participar da seleção. O Programa Formare disponibiliza as suas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) para compartilhar as publicações sobre processos seletivos.

Como funciona o processo para os jovens?

O processo seletivo inicia com uma pré-inscrição. Nessa etapa, é preciso preencher dados de e-mail para criar um login e senha na plataforma. Depois, o jovem deve completar a inscrição com dados pessoais mais completos, como contato, documentos etc, além de responder a perguntas abertas que ajudam a mapear o perfil do candidato. Após esse processo, o candidato deve aguardar a liberação da prova – disponibilizada em um período definido pela empresa – que abrangerá 20 questões, dez de língua portuguesa e dez de matemática.

Assim que o período estipulado para a realização da prova acabar, o sistema gerará um relatório em Excel com a correção das questões e também os dados dos jovens. Esse gerenciamento automático permite às empresas maior agilidade no processo. Além disso, o jovem pode, ao final da prova, responder a uma pesquisa, que poderá ajudar no planejamento das aulas, como a escolha de quais ferramentas e aplicativos utilizar.

Vai participar de um processo seletivo on-line e quer saber como a plataforma funciona? Confira o vídeo tutorial clicando aqui.

Caso tenha dúvida sobre o processo, entre em contato pelo e-mail ava@formare.org.br.