Processo Seletivo

Veja como participar do processo de seleção para o Programa Formare

Para participar dos processos seletivos do Formare, programa idealizado pela Fundação Iochpe, os jovens precisam atender aos requisitos divulgados como faixa etária, renda per capita familiar (por pessoa) de até um salário mínimo, cursar o ensino médio, não ter cursado outro curso profissionalizante, entre outros. Quem define os requisitos são as próprias empresas parceiras do programa, por isso é importante se atentar a todos os detalhes antes de realizar a inscrição.

A divulgação ocorre aqui mesmo em nosso site e também nas redes sociais da Fundação Iochpe. Acesse e fique por dentro: , e .

Veja os últimos processos seletivos abertos (fique atento à data limite das inscrições):

Programa Formare:
educação profissional e voluntariado

Perguntas e Respostas

  • Qualquer um pode se inscrever no processo seletivo?

    O jovem deve ter a partir de 16 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública, comprovar renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e não ser filho de funcionários da empresa onde o curso será ministrado. Além disso, há uma prova de seleção, entrevistas pessoais, dinâmicas e visitas domiciliares.

  • Como faço para me inscrever no processo seletivo?

    A inscrição deve ser feita na própria empresa que mantém o Formare ou nos locais por ela apresentados.

  • O que deve ser estudado para a prova de seleção do Programa Formare?

    As provas são de português, matemática e uma redação. As questões são elaboradas de acordo com os conteúdos estudados no final do ensino fundamental (8º e 9º anos). As provas aplicadas em anos anteriores não estão disponíveis para consulta.

  • As Unidades Formare realizam a prova sempre na mesma época do ano?

    Não. Cada empresa realiza seu próprio processo seletivo. Portanto, consulte a unidade mais próxima de sua casa para esclarecimento de dúvidas.

  • Como faço para saber o resultado do processo seletivo?

    Entre em contato o setor responsável pelo Programa Formare na empresa para a qual prestou o exame.

  • Passei na prova. Já posso ser considerado um aluno?

    Não. Depois de realizadas as provas, entrevistas e dinâmicas do processo seletivo, há uma última etapa que são as visitas domiciliares, nas quais a coordenação do Formare vai até a residência do candidato para verificar as condições de moradia e da família. Nesta fase são avaliadas, entre outros fatores, condições socioeconômicas e veracidade das informações prestadas na inscrição.

  • Sou um novo aluno Formare. Quando começam as aulas?

    Cada unidade Formare começa suas aulas em períodos diferentes. Consulte sempre a coordenação do Programa Formare na empresa para a qual se candidatou.

  • Que habilidades eu poderei desenvolver fazendo um curso do Formare?

    Os cursos desenvolvem competências para a vida e o mundo do trabalho e conhecimentos básicos para que o aluno possa trabalhar tanto em sua área de formação como em outros ambientes profissionais. A proposta do Formare propõe condições para que os alunos desenvolvam as seguintes competências: comunicação, capacidade de expressão oral e escrita, cidadania, capacidade de defender direitos individuais e coletivos e de analisar e julgar com ética e justiça.

  • O conteúdo dos cursos é igual para todas as unidades Formare?

    Não. Há uma base instrumental comum a todos os cursos, mas o conteúdo profissional e prático leva em conta o potencial e o negócio da empresa aliado a uma análise das demandas profissionais da região onde a companhia está instalada.

  • Os cursos são considerados técnicos ou profissionalizantes?

    Somente escolas técnicas podem oferecer cursos técnicos. O Formare oferece cursos de qualificação profissional certificados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que são chancelados pelo Ministério da Educação (MEC).

  • Concluí o curso, mas ainda não recebi o certificado. A quem devo recorrer?

    Da confecção à entrega do certificado ao aluno, o processo costuma demorar, em média, de três a quatro meses após a conclusão do curso. Mais informações: contato@formare.org.br.

  • Perdi o certificado. Posso solicitar uma segunda via?

    Envie um email para contato@formare.org.br.