-
Qualquer um pode se inscrever no processo seletivo?
O jovem deve ter a partir de 16 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública, comprovar renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e não ser filho de funcionários da empresa onde o curso será ministrado. Além disso, há uma prova de seleção, entrevistas pessoais, dinâmicas e visitas domiciliares.
-
Como faço para me inscrever no processo seletivo?
A inscrição deve ser feita na própria empresa que mantém o Formare ou nos locais por ela apresentados.
-
O que deve ser estudado para a prova de seleção do Programa Formare?
As provas são de português, matemática e uma redação. As questões são elaboradas de acordo com os conteúdos estudados no final do ensino fundamental (8º e 9º anos). As provas aplicadas em anos anteriores não estão disponíveis para consulta.
-
As Unidades Formare realizam a prova sempre na mesma época do ano?
Não. Cada empresa realiza seu próprio processo seletivo. Portanto, consulte a unidade mais próxima de sua casa para esclarecimento de dúvidas.
-
Como faço para saber o resultado do processo seletivo?
Entre em contato o setor responsável pelo Programa Formare na empresa para a qual prestou o exame.
-
Passei na prova. Já posso ser considerado um aluno?
Não. Depois de realizadas as provas, entrevistas e dinâmicas do processo seletivo, há uma última etapa que são as visitas domiciliares, nas quais a coordenação do Formare vai até a residência do candidato para verificar as condições de moradia e da família. Nesta fase são avaliadas, entre outros fatores, condições socioeconômicas e veracidade das informações prestadas na inscrição.
-
Sou um novo aluno Formare. Quando começam as aulas?
Cada unidade Formare começa suas aulas em períodos diferentes. Consulte sempre a coordenação do Programa Formare na empresa para a qual se candidatou.
-
Que habilidades eu poderei desenvolver fazendo um curso do Formare?
Os cursos desenvolvem competências para a vida e o mundo do trabalho e conhecimentos básicos para que o aluno possa trabalhar tanto em sua área de formação como em outros ambientes profissionais. A proposta do Formare propõe condições para que os alunos desenvolvam as seguintes competências: comunicação, capacidade de expressão oral e escrita, cidadania, capacidade de defender direitos individuais e coletivos e de analisar e julgar com ética e justiça.
-
O conteúdo dos cursos é igual para todas as unidades Formare?
Não. Há uma base instrumental comum a todos os cursos, mas o conteúdo profissional e prático leva em conta o potencial e o negócio da empresa aliado a uma análise das demandas profissionais da região onde a companhia está instalada.
-
Os cursos são considerados técnicos ou profissionalizantes?
Somente escolas técnicas podem oferecer cursos técnicos. O Formare oferece cursos de qualificação profissional certificados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que são chancelados pelo Ministério da Educação (MEC).
-
Concluí o curso, mas ainda não recebi o certificado. A quem devo recorrer?
Da confecção à entrega do certificado ao aluno, o processo costuma demorar, em média, de três a quatro meses após a conclusão do curso. Mais informações: contato@formare.org.br.
-
Perdi o certificado. Posso solicitar uma segunda via?