Marelli, Schaeffler e S.Y.L formam turmas de 2020 do Programa Formare

Empresas formaram 54 jovens de baixa renda

Em fevereiro, três turmas do Programa Formare concluíram os cursos. Idealizado pela Fundação Iochpe, o Formare tem como objetivo formar jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo uma oportunidade de se qualificarem para iniciar suas vidas profissionais. A Marelli, S.Y.L e Schaeffler formaram, conjuntamente, 54 jovens nas turmas de 2020 do Programa. Com a pandemia, as empresas realizaram as aulas de forma 100% remota ou híbrida, com práticas profissionais dentro das unidades.

13ª turma do Formare Marelli

Na Marelli, a cerimônia realizada on-line contou com a participação dos formandos, educadores, coordenadores e líderes da empresa. A empresa, que já formou 254 jovens na sua planta de Amparo, interior de São Paulo, finalizou a 13ª turma do Programa Formare. Quinze jovens receberam o certificado de conclusão do curso de Assistente de Produção Industrial e estão prontos para entrar no mercado de trabalho. “O certificado é um resultado da confiança e da coragem dos alunos”, afirmou Mássimo Cavallo, diretor de Recursos Humanos Latam da Marelli. Para Cavallo, é importante que os jovens continuem buscando o conhecimento após o Programa. “Que vocês nunca abandonem a curiosidade, o desejo de saber.”

O orador da turma, Danilo Rodrigues Parolin, aproveitou a cerimônia para agradecer aos educadores da empresa. “Aos educadores voluntários somos gratos por compartilharem tanto conhecimento e por todo o carinho neste momento atípico de pandemia”, declarou Parolin. Os educadores Edilson Manzoli e Fernando Gabriel Pavan foram homenageados como voluntários destaques pela turma.

Formatura on-line do Programa Formare na Marelli

19 jovens formados pela S.Y.L

A S.Y.L, empresa especializada em peças automotivas, é parceira do Programa Formare desde 2009. No último ano, a empresa preparou 19 jovens para o mercado de trabalho por meio do curso de Operador de Linha de Produção. A cerimônia de formatura, realizada de forma híbrida, presencial para os formandos e on-line para familiares e amigos, celebrou a formação dos jovens que agora estão prontos e qualificados para iniciar a vida profissional.

Segundo Marcos Bosco, diretor financeiro da S.Y.L, desde o processo seletivo, as vidas dos jovens já começam a ser transformadas. “A S.Y.L ajuda vocês nesse início de caminhada, mesmo na simplicidade na execução de várias tarefas vocês estão adquirindo conhecimento, amadurecimento e organização”, relata Bosco.

Adriana Vasone Ferrazoli, supervisora de expansão e parceria da Fundação Iochpe, agradeceu o esforço dos educadores voluntários e por terem continuado a compartilhar seus conhecimentos com os alunos. Já para os jovens, Adriana deixou uma mensagem inspiradora: “saibam que esta conquista é a primeira de muitas.”

20 jovens contratados na Schaeffler

Em 18 anos, a Schaeffler já formou mais de 400 alunos no Programa Formare. Em fevereiro, a empresa formou 20 jovens da 24ª turma do curso de Assistente de Montagem em Série. A cerimônia de formatura foi realizada on-line com a presença dos formandos, familiares e profissionais da Schaeffler.

Segundo o diretor de Recursos Humanos da Schaeffler América do Sul, Kalil Nicioli, é difícil expressar o que a empresa sente ao formar mais uma turma do Programa Formare. “Nada mais gratificante do que ver o brilho nos olhos dos estudantes prontos para um novo desafio”, relata Nicioli. O diretor aconselhou os jovens a construírem uma carreira que traga realização profissional e muito sucesso em suas vidas.

Os destaques da formatura ficaram para a educadora Emilin Francini Silva, paraninfa da turma, e para a jovem Maria Fernanda, que foi escolhida como aluna destaque e recebeu uma homenagem de sua família.

Marcos Zavanella, presidente da Schaeffler América do Sul, agradeceu aos familiares pelo suporte aos alunos durante o Programa e pediu para que continuem apoiando os estudos dos jovens. “Eles têm um futuro brilhante pela frente”, afirmou Zavanella. O presidente anunciou, durante a cerimônia, a contratação dos 20 jovens pela Schaeffler. Os formados e suas famílias celebraram a oportunidade oferecida pela empresa com muitos sorrisos, lágrimas e gratidão.

Formatura on-line do Programa Formare na Schaeffler; todos os 20 jovens formados foram contratados pela empresa