De Taquari para os Estados Unidos: conheça a história de Jaqueline Pereira, ex-aluna do Programa Formare

 

No último ano do ensino médio, Jaqueline Pereira, então com 17 anos, entrou na turma do Programa Formare na empresa Duratex, na unidade de Taquari (RS). Ela não imaginava que a partir dessa oportunidade a sua vida mudaria. Mesmo tendo que dividir o seu tempo entre o Programa, estudos para vestibulares e ajudar a família, Jaqueline construiu uma história de sucesso a partir do Formare.

A jovem integrou o curso “Agente de Serviços Administrativos e Industriais” da Duratex em 2015. Ao final do curso, conseguiu um emprego em uma farmácia da cidade, onde pode guardar dinheiro para investir no futuro. Em 2016, Jaqueline iniciou o curso técnico em Comunicação Visual na Univates, em Lajeado, cidade próxima a Taquari. “Eu tinha uma rotina de trabalho durante o dia, em uma gráfica, e à noite e finais de semana eu estudava e fazia trabalhos extras”, relata.

No final de 2017, Jaqueline decidiu que faria um intercâmbio, então começou a vender bolo de pote para juntar dinheiro. Nesse meio tempo, aprendeu inglês sozinha para conseguir viajar. Em 2018, formou-se no curso técnico e embarcou em sua nova jornada: fazer intercâmbio nos Estados Unidos. Hoje, com 22 anos, Jaqueline continua morando no país e fazendo o intercâmbio de “au pair”, ou seja, mora com uma família estadunidense e trabalha cuidando de crianças.

Desde ano passado, Jaqueline recebe oportunidades para realizar cursos de inglês em universidades norte-americanas, como a University of Massachusetts e a Ohlone College, no Vale do Silício, na Califórnia. “Enquanto fiz esses cursos, minha paixão pelo sistema de educação americano só aumentou, por isso eu estou decidida que, nos próximos anos, quero ficar aqui para cursar Cinema ou Comunicação”, conta.

Jaqueline atribui muitas das suas conquistas à oportunidade recebida do Formare e da Duratex. “O período dentro da empresa e em sala de aula foi fundamental para eu desenvolver minha habilidades profissionais, aprender a ser proativa, a me comunicar de forma efetiva, desenvolver minhas “softs skills” e ter uma postura profissional”, afirma.

Para os jovens que querem fazer parte do Programa Formare, Jaqueline deixa uma dica: “Aproveitem cada mínima oportunidade que é oferecido a vocês, entreguem seu melhor todos os dias e se dediquem às aulas e atividades. Façam tudo que estiverem ao seu alcance para tirar o melhor proveito do conhecimento e experiência dos educadores.” 

 

Confira o depoimento em vídeo de Jaqueline Pereira:

Quer ser um Jovem Formare?