25 anos de Programa Formare na Maxion Cruzeiro

Em sua primeira turma, a empresa formou 20 jovens; alguns continuam trabalhando na unidade

 

Há 25 anos, a Maxion Structural Components, Maxion Wheels e Amsted Maxion, divisões da Iochpe-Maxion, em Cruzeiro (SP), formaram a sua primeira turma do Programa Formare. Hoje, o programa soma mais de 400 profissionais formados na unidade destas parceiras. Desse número, cerca de 80% estão trabalhando, e 67% continuaram os estudos após o final do Formare, como curso técnico, graduação e pós graduação.

Para comemorar os 25 anos, o Formare de Cruzeiro reuniu os alunos da primeira turma, formados em 1996, para saber como estão, sua trajetória profissional e como o Programa marcou as suas vidas.

 

Confira o depoimento completo da primeira turma do Programa Formare em Cruzeiro:

Albere Eduardo dos Santos, 41 anos
Soldador – Kyundai Heavy Industries Brasil

“Nesses 25 anos, o Formare me fez entender quem eu poderia ser na vida pessoal e profissional, me dando diretrizes e liberdade de escolhas. Sou grato ao Formare e ao Grupo Iochpe-Maxion por investir nos jovens e, assim, proporcionar a eles um amanhã sólido e de muito sucesso. Obrigado Formare, só gratidão!”

 

 

Alessandro Gonçalves, 40 anos
Microempreendedor

“Tive o prazer e a honra de fazer parte da primeira turma da Escola Formare. Escola esta que transformou a minha vida, falo do aspecto como pessoa e não financeiro, sempre que almejei um emprego, ali estava no meu currículo o nome Formare, nome este que carreguei e carrego com muito orgulho. Em momento de crise em que se passa nosso país, tive que me readaptar ao mercado de trabalho e hoje trabalho no ramo da Tecnologia. Estou hoje como Microempreendedor, aprendendo a cada dia e subindo um degrau de cada vez.

O Formare te ensina uma profissão, aos meus olhos, foi mais que isso, me ensinou a ser profissional e cidadão do bem.”

 

Alex Gomes Mendes, 42 anos
Soldador no GMI – Maxion Structural Components

“O Formare, além de ser uma oportunidade de trabalho, também tem um papel muito importante na transformação do ser humano e na realização profissional. O que eu sou hoje, agradeço aos ensinamentos e orientações que recebi no Formare.”

 

Alex Ramos Alves, 40 anos
Técnico de Processos na Engenharia Chassis e Prensados – Maxion Structural Components

“Após todos esses 25 anos, o Formare ainda está presente na minha vida, pois foi através da base sólida que tive, que o programa me ajudou a construir com convicções, princípios e valores, que mantenho comigo até hoje. Sou muito grato ao Formare, pois esse programa mudou a minha vida, me trazendo novas perspectivas e oportunidades, e ajudou no meu crescimento pessoal e profissional. Deixo meu agradecimento a todos os educadores voluntários e a saudosa Tânia.”

 

 

Carlos Alberto Lourenço Rosa, 40 anos
Cabo – Corpo de Bombeiros

“O Formare foi uma “fonte de vida” para mim, onde carrego até hoje os aprendizados de honestidade, respeito e perseverança, bases sólidas e essenciais para ter sucesso em qualquer coisa. Sou muito grato, sortudo e honrado por ter feito Formare.”

 

 

 

Cristiano Luís dos Santos Vicente
Motorista de ônibus – BC2 Construtora / Terceirizada MRS

“Formare mudou a minha vida. Me ensinou a ter responsabilidade, aprender para a minha formação profissional e social. Como profissional, trabalhei como soldador na área do vagão e depois na Prensaria Média. Hoje, fugi um pouco dessa área e me tornei motorista de ônibus. Sou casado com a Keila e pai da Mayara e Marcos Vinícius. Só tenho a agradecer a Deus por fazer parte desses 25 anos de Formare e à Tânia, uma pessoa maravilhosa que nos ajudou, incansavelmente, sem medir esforços, para a nossa educação social e moral.”

 

Edevilson Josué Ribeiro, 39 anos
Agente de Segurança

“O Formare me preparou para o mercado de trabalho. Obtive através do curso uma base importante para ingressar em uma nova carreira, onde sigo há 15 anos. Deixo meu agradecimento a todos do Formare e à pessoa excepcional e fundamental na minha jornada, que foi a Tânia.”

 

 

Fábio Alves da Cruz, 41 anos
Soldador – Confap Equipamentos

“O Formare na minha vida foi um divisor de águas, onde tive a oportunidade de estudar e me formar como pessoa e profissional. Foi muito importante pra mim, é uma referência de aprendizado, e sou, após 25 anos, muito grato por tudo que vivi.”

 

Jacson Luiz Masulck Gomes, 41 anos
Operador de Produção – MSD Saúde Animal

“Sinto-me feliz e orgulhoso por ter feito parte dessa história e convicto de que o Formare me ajudou na formação pessoal e profissional, me tornando uma pessoa capacitada, forte e competente. Parabéns pelos 25 anos de muito sucesso!”

 

João Carlos da Silva, 40 anos
Financeiro e Comercial – Empresa Internet Fibra Óptica

“Uma experiência ímpar vivida. Foram momentos de aprendizados, dedicação, tudo pela formação para a vida, família, ser humano, profissional e ser exemplo. Não posso continuar sem mencionar a infinita dedicação da Tia Tânia, que foi nossa amiga, professora, mãe, e tudo o que foi necessário, e que nunca mediu esforços para alavancar a carreira de todos em todas as esferas. 

Ter o nome Formare no peito são para aqueles que almejam ser os melhores. O Formare me abriu várias portas de empresas nacionais e multinacionais, a qual contribuí com minha bagagem que, ao passar dos dias, percebi o poder de equipe e o que tinha adquirido em transformar situações e pessoas, percebendo que sozinho não conseguimos chegar a lugar nenhum. 

Formare, muito mais que um curso, uma transformação de vida!”

 

Josenil Morais, 41 anos
Operador Equipamento de Transporte – Prensaria Pesada – Maxion Structural Components 

“O Formare foi muito importante para mim, me transformei em um homem íntegro, pai e responsável. Agradeço ao Formare, aos educadores voluntários e à Tânia, por contribuírem para que eu me tornasse o homem e o profissional que sou hoje, trabalhando na empresa há 20 anos. Obrigado por tudo! Parabéns ao Formare pelos 25 anos e por lembrarem de nós, alunos da 1ª Turma!”

 

 

Julio Cesar Toledo, 40 anos
Pintor de Aeronaves – Empresa Helibras

“Depois de 25 anos de Formare, tenho comigo todo o aprendizado, as orientações que tínhamos sobre os desafios pela frente. O saber respeitar todas as pessoas, os colegas de trabalho e sempre ser honesto. Todos esses ensinamentos que a Tânia nos passou, carrego comigo.”

 

 

 

Luiz Fernando da Silva, 39 anos
Supervisor de Produção – Ecoat Chassis – Maxion Structural Components

“Formare foi para mim a definição de qual caminho seguir na vida, tive esta chance de receber ensinamentos de grande valor humano e técnico, que me fortaleceram para tomada de decisões. Me ajudou a conhecer as pessoas e suas capacidades, mostrando que os limites podem e devem ser superados todos os dias.”

 

 

Maércio Prudente de Queiroz, 41 anos
Autônomo 

“Somos livres e responsáveis por aquilo que nos tornamos”. Conhecido como o lema do Formare Cruzeiro, a frase criada por Maércio fica exposta na entrada da escola e todos os alunos que passam pelo programa conhecem a importância e o significado que ela tem!”

 

 

 

 

Ricardo da Encarnação Toledo, 39 anos
Comprador Sênior – Grupo Coteminas

“Após 25 anos, tenho orgulho em contar sobre minha oportunidade de estudar no programa Formare. Sou muito grato por todo aprendizado profissional e pessoal adquirido. O que mais me fortaleceu e que admiro, foram os valores pessoais, que hoje, passo ao meu filho: humildade, honestidade, responsabilidade, respeito, educação, comprometimento, ajudar o próximo e compartilhar conhecimento.”

 

 

 

Ricardo Rodrigues de Araújo, 40 anos
Lubrificador de Máquina Industrial – Manutenção Chassis/Prensados – Maxion Structural Components

“Agradeço a Deus e à Tânia pela oportunidade de estudar e me tornar o que sou hoje. Nesses 25 anos, meu primeiro emprego foi no restaurante da Maxion, depois fui trabalhar na linha de rodas, em seguida na Unimetal, Sulibrin e hoje faço parte da grande família Maxion. Agradeço a todos da Maxion e ao Formare.”

 

 

 

Rodrigo Fernandes de Souza, 41 anos
Sênior Software – Microsoft Redmond EUA

“Nesses 25 anos, depois que me formei no Formare, ainda levo os valores que aprendi em Educação Social, os conceitos da elétrica, matemática e mecânica. E também, o mais importante, companheirismo, valores sociais e a imensa alegria de ter feito parte de um projeto que continua mudando vidas.”

 

 

 

Sergio Donizete da Costa, 41 anos
Motorista – Empresa Pássaro Marrom 

“O Formare é uma escola que agregou muito em minha vida, no meu desenvolvimento pessoal, profissional e familiar. Em uma idade, que seria complicado para o desenvolvimento profissional, veio a oportunidade e abracei com muito carinho e serenidade para ingressar no Formare, para me tornar um profissional capacitado. Levo comigo até hoje a parte técnica e também a parte solidária e participativa.”

 

 

Wagner Gabriel Barbosa, 41 anos
Encarregado de Produção – Empresa Finquímica

“O Formare é uma instituição que me lapidou como pessoa, moldou meu caráter e me fez pessoa. Ser aluno Formare é um privilégio, é saber que os sonhos podem ser realizados, me fez ver que o respeito ao próximo é fundamental para ter sucesso pessoal e profissional, tenho um orgulho infinito. O Formare acredita nas pessoas, independentemente de suas crenças e origem. Agradeço ao Formare por ter tido o privilégio de fazer parte dessa família linda!”

 

 

 

 

Quer ser um Jovem Formare?