Eleições 2020: sabe como comparar planos de governo e identificar fake news?

Com a aproximação do primeiro turno, é necessário avaliar o discurso dos candidatos

Já imaginou digitar de dois a cinco números e mudar o rumo da sua cidade? Se você tem mais de 16 anos, isso é possível: 2020 é ano de eleições municipais. Mas escolher o candidato certo pode ser difícil, principalmente se for a primeira vez que você vai votar em uma eleição. Neste ano, o país registrou um recorde no número de candidaturas: foram mais de 530 mil pedidos realizados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com tantas opções, fica ainda mais difícil tomar uma decisão.

Para escolher os candidatos a prefeito e vereador, é necessário ficar atento aos planos de governo e aos discursos feitos em debates e também nas redes sociais. Cada político tem um discurso direcionado ao público que quer atingir, por isso é preciso reavaliar valores importantes, tanto na vida pessoal quanto em sociedade, para escolher o candidato que chega próximo aos ideais de cada indivíduo.

Entretanto, há algumas situações que não podem ser toleradas, como a propagação de fake news, com o intuito de prejudicar concorrentes, e irregularidades na campanha. A Justiça Eleitoral lançou o aplicativo Pardal para receber denúncias contra candidatos. Pode-se denunciar a divulgação de fake news, compra de votos e outras irregularidades. Para registrar uma denúncia, é necessário baixar o app Pardal no celular ou acessar a plataforma na web – saiba mais aqui.

Não sabe como identificar uma fake news?

  • Não acredite em tudo que você escuta ou vê nas redes sociais;
  • Verifique a informação antes de compartilhar: leia a notícia, verifique a data e a fonte (em qual site foi publicada) e compare com outros lugares (coloque o título no Google e busque matérias parecidas em veículos com credibilidade);
  • Se um familiar ou amigo compartilhar uma fake news, avise-o: assim, podemos diminuir a propagação de informações falsas;
  • Agência Lupa e Aos Fatos são veículos especializados em desmentir fake news.

Após reavaliar seus ideais sócio-políticos e verificar se os candidatos que você mais gostou não disseminam fake news, confira os planos de governo: todas as propostas são disponibilizadas pelo TSE.

Acesse o site e siga os passos:

  1. Selecione a sua região;
  2. Selecione o seu estado (clique no botão “Candidatos” ao selecionar o estado);
  3. Selecione a sua cidade;
  4. Escolha entre a lista de prefeito ou vereador;
  5. Clique no nome do candidato que você gostaria de ver o perfil e plano de governo.

No perfil do candidato é possível ter acesso a informações como lista de bens declarados, participação em eleições anteriores, proposta de governo e certidões criminais – que apontam se o candidato está apto a participar da eleição de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Se estiver em dúvida, converse com a sua família e amigos, mas lembre-se que o voto é pessoal e secreto: não sinta-se pressionado a votar em candidatos que pessoas próximas apoiam. Faça a sua escolha e ajude a transformar a sua cidade.

E não esqueça: no dia da eleição, o uso de máscara é obrigatório. Leve um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação), título de eleitor (também é possível apresentar o documento virtual por meio do aplicativo e-Título), e, se possível, leve uma caneta para assinar o caderno de votação – e evitar o compartilhamento de objetos.

Eleições 2020:

  • 15 de novembro: 1º turno das eleições
  • 29 de novembro: 2º turno das eleições