Edital do programa GOYN apoia projetos de jovens inovadores das periferias de São Paulo

Ação tem como objetivo alavancar iniciativas que promovam a inclusão produtiva das juventudes periféricas

Estão abertas até 28 de março as inscrições para o Micro fundo para Jovens Inovadores do GOYN (Global Opportunity Youth Network), um programa global com atuação em diversas cidades do mundo, inclusive São Paulo, com foco na inclusão produtiva das juventudes. O objetivo da ação é oferecer apoio a projetos que abordem pelo menos uma das seguintes temáticas: território, equidade e sustentabilidade. Para se inscrever, é necessário ter entre 18 e 30 anos e morar nas periferias de São Paulo.

Os jovens e coletivos selecionados irão receber formação, mentoria e um micro fundo para desenvolver ou ampliar projetos nos seus territórios. O edital vai premiar até 6 iniciativas. O valor vai de R$ 500 a R$ 5.500, e varia de acordo com o alcance da ação proposta.

Serão aceitas inscrições de projetos inovadores, feitos por jovens e para jovens e que abordem pelo menos um dos seguintes temas: Território, Equidade e Sustentabilidade, sempre focado nas juventudes da periferia. Alguns exemplos são rodas de conversa, cursos, workshops e formações, podcasts, eventos de conscientização, e outras iniciativas de impacto.

A seleção irá priorizar jovens e coletivos das zonas Sul 2 e Leste 2 de São Paulo, onde o programa GOYN SP identificou uma maior presença dos jovens potência — aqueles com idades entre 15 e 29 anos que estão fora da escola, desempregados ou trabalhando em empregos informais.

Um comitê de seleção, composto por representantes do Núcleo Jovem do GOYN SP e de organizações que fazem parte da rede GOYN, fará uma triagem dos projetos inscritos, seguindo os critérios do edital. O YouthBuild International (YBI), parceiro institucional do GOYN, fará a seleção final.

Apoio

O GOYN SP vai realizar encontros mensais para acompanhar os projetos selecionados e oferecer suporte às atividades. Vai, também, identificar se existem outras oportunidades de colaboração com os outros grupos e jovens selecionados. Além disso, o YouthBuild International (YBI) dará formações online, com certificação, sobre planejamento e implementação de projetos, além de outros temas.

Inscrições

O edital já está disponível e para participar é preciso preencher formulário de inscrição online. As inscrições estão abertas até o dia 28 de março. A seleção e convocação dos selecionados acontece até 30 de abril. Os projetos deverão ser implementados até 31 de agosto. Em setembro, os selecionados poderão participar do Encontro global com jovens inovadores de outras comunidades GOYN pelo mundo. Caso tenha dúvidas, escreva para: ofuturoejovem@unitedwaybrasil.org.br.

Confira o edital e inscreva-se clicando aqui!