Dia Internacional da Juventude: ações lembram a importância dos jovens para sociedade

Neste ano, o tema abordado é “Engajamento dos Jovens pela Ação Global” e debate como os mais novos estão sendo atingidos pela pandemia do novo coronavírus.

Ser jovem vai além de estudar, tirar boas notas e começar uma carreira de sucesso. A juventude também carrega a responsabilidade de ser uma agente de mudança na sociedade. Por isso, desde 1999, o dia 12 de agosto é marcado como o Dia Internacional da Juventude. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar, anualmente, o papel da juventude no mundo. 

Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, o tema “destaca as maneiras pelas quais as vozes e o ativismo dos jovens estão fazendo a diferença e aproximando o mundo dos valores da visão da Carta das Nações Unidas”. A Carta citada por Guterres foi assinada em 26 de junho de 1945, recebendo emendas ao longo dos anos, e descreve direitos humanos básicos e fundamentais para o andamento da sociedade.

Guterres também destacou o impacto da covid-19 nos jovens. “A formação de uma geração foi comprometida, seus passos em direção à idade adulta, identidade e auto suficiência foram desviados do curso natural”, afirma. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em relatório publicado em maio, um a cada seis jovens está desempregado atualmente. O número mostra como a crise é grave e atinge a juventude que está iniciando uma carreira. Apesar do cenário difícil, Guterres lembra da força que os jovens têm. “Esta geração também é resiliente, engenhosa e engajada. Estes são os jovens que se levantaram para exigir proteção climática, que se mobilizam por justiça racial e igualdade de gênero e são os campeões de um mundo mais sustentável”, relata.

Para celebrar o dia, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) realizará o webinar #MeuFuturoDoTrabalho, onde reunirá, virtualmente, especialistas para debater o impacto da pandemia no trabalho dos jovens. A transmissão, que ocorre hoje às 18h (horário de Brasília), será traduzida para português, espanhol e inglês, oferecendo a chance para os jovens da América Latina e Caribe participarem do debate.

Em São Paulo, a prefeitura está realizando a Semana da Juventude, que vai até sábado, dia 15 de agosto. A programação conta com ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como debates sobre saúde mental, direitos humanos e educação. As lives realizadas entre segunda-feira e hoje (12) estão disponíveis nas redes sociais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Para participar do webinar #MeuFuturoDoTrabalho, é necessário inscrever-se clicando aqui.