Depoimento de ex-aluno destaca a relevância do Formare em sua vida

Jovem relata de que forma o Formare impactou sua vida pessoal e profissional

Raul Balestra é ex-aluno do Programa Formare na Siemens de Curitiba, Paraná, e descreve como a sua participação no curso Operador de Serviços e Produção em Eletroeletrônica, em 2006, foi essencial para que sua vida fosse transformada. Confira o depoimento:

“Após o Formare, ingressei no curso de Análise de Sistemas em uma universidade particular. Obtive uma excelente nota no ENEM daquela época graças ao preparo que tive no Formare e, após realizar a prova, consegui nota suficiente e conquistei bolsa integral para fazer o curso. 

Já como estudante na faculdade, comecei a trabalhar em um hospital em Curitiba no setor de TI, como assistente de informática e fiquei lá por 3 anos. Em meados de 2010, um colega de faculdade me convidou para trabalhar em uma multinacional, o HSBC, pois ele enxergava em mim, o profissional com as competências que estava buscando. Nisso, o Formare também foi importante, pois as aulas de Teatro e Comunicação fizeram com que eu melhorasse minha oratória, além das aulas de inglês, que me ajudou, inclusive durante a entrevista. Resultado: conquistei mais uma oportunidade, agora no HSBC. Trabalhei no banco por 7 anos e tive outras oportunidades na empresa, até mesmo de morar na Inglaterra, onde passei um período.

Com a crise em 2015, muitas empresas saíram do Brasil e, infelizmente, o HSBC foi uma delas. Mas, como eu já estava com bastante experiência, não desisti, e consegui um novo emprego, agora na DELL computers, uma grande empresa na área de tecnologia.

Como eu tive a oportunidade de morar fora do Brasil por um período, isso despertou em mim a vontade de migrar para a Europa. Daí veio outra novidade: fui convidado para trabalhar em uma multinacional de tecnologia na Polônia e passei 4 anos na ATOS, onde pude aprender muitas coisas. Cheguei até a gerenciar uma equipe com aproximadamente 20 pessoas, dentre elas, dois brasileiros.

Minha história não termina aí não. Voltei para o Brasil, por motivos familiares, e com toda essa bagagem que conquistei, tive a oportunidade de trabalhar na Atlassian, outra grande empresa na área de tecnologia, onde atuo neste momento. Hoje, trabalho remotamente, prestando suporte para grandes empresas mundiais, como Apple, FBI, Netflix entre outras. 

A minha vida mudou muito desde que tive a oportunidade de cursar o Formare. Hoje, além de todas essas experiências profissionais, tenho minha casa própria  e minha família possui uma condição que nunca tive. Nunca pensei que pudesse chegar tão longe, mas esse alicerce tem nome: PROGRAMA FORMARE”.