“Conseguimos reverter as dificuldades por meio da união e propósito”, diz coordenadora

Liliane Santos é coordenadora da unidade Formare GE há 10 anos

“2018 foi um ano de transição e muitas coisas tiveram que ser reformuladas no Programa Formare de nossa unidade. O objetivo sempre foi manter as oportunidades com a mesma qualidade de sempre, apesar dos desafios. 

Logo começamos as análises para nosso Projeto Integrador da turma, que sempre foi bastante engajada, proativa e cheia de energia. Todos sempre dispostos a fazer a diferença, decidiram, em conjunto com os educadores voluntários, realizar algo bem complexo, que seria a Produção de Calços para a área fabril (calços que aguentassem até 20 toneladas, pois nossos produtos são de grande porte).

Como em todo projeto desafiador, tivemos momentos difíceis, principalmente relacionados às entregas, em avançar nos processos e na estrutura necessária, até mesmo em relacionamentos e em acreditar que poderíamos. Eu me recordo de alunos dizendo que a gente não iria conseguir e o sentimento de frustração tomou conta da turma.

Foi aí que sentei com todos e comecei a refletir sobre qual era o nosso objetivo ali. O que pretendíamos com aquele projeto? Como poderíamos fazer para avançar com aquele time? As respostas foram surgindo e os ânimos se acalmando. Foquei que nós precisávamos acreditar em nós mesmos, até porque são desafios que nos fazem crescer como profissionais.

No dia 10 de dezembro de 2018, realizamos a entrega de 12 Calços para a área fabril, por meio de uma mobilização incrível do nosso time de educadores junto com o apoio dos coordenadores de produção, gerências, diretoria e outros apoiadores de toda a empresa (fábricas elétricas e mecânicas, manufatura, qualidade, terceiros, entre outros). Todos se mobilizaram e uniram e esse apoio foi inesquecível (e fundamental). A apresentação do projeto foi realizada pela primeira vez na área de produção e foi um sucesso absoluto.

Este dia não foi apenas um momento marcante, mas sim a entrega de uma construção memorável, em que conseguimos reverter as dificuldades por meio da união e propósito. Posso afirmar que os alunos dessa turma não alcançaram apenas uma qualificação profissional, mas também entenderam melhor sobre a importância do trabalho em equipe, resiliência e empatia. Provamos que podemos alcançar  coisas inimagináveis quando nos desafiamos e, claro, quando estamos sempre juntos, afinal caminhamos na mesma direção”.

Acesse as Redes Sociais da Fundação Iochpe e fique por dentro das principais notícias, além de conteúdos exclusivos: Linkedin: bit.ly/linkedinFormare | Instagram: bit.ly/instaFormare | Facebook: bit.ly/faceFormare | YouTube: bit.ly/YouTubeFormare