Relatório de atividades celebra 30 anos do Programa Formare

Publicação da Fundação Iochpe destaca as principais ações e iniciativas desenvolvidas em 2019

Desde 1989, o Programa Formare oferece educação profissional de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O relatório de atividades de 2019 mostra que, apenas no último ano, o Programa alcançou números de destaque, diretamente conectados à transformação social.

Por meio de parcerias com empresas, o Formare coloca os jovens como os protagonistas da sua própria aprendizagem, incentivando sua formação profissional e conectando-os ao mercado de trabalho. As empresas da rede Formare são transformadas em ambientes de aprendizagem para o desenvolvimento de competências dos alunos. 

Indo além da formação de jovens, o Formare cria bases para o voluntariado corporativo, uma vez que os próprios colaboradores das empresas parceiras ministram as aulas e compartilham seu conhecimento como educadores. No último ano, foram 1230 educadores e 94 coordenadores capacitados, além de 125 gestores impactados. A Fundação Iochpe, mantenedora do Formare, aprimorou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com novos conteúdos audiovisuais e materiais pedagógicos.

Atualmente, 44 empresas fazem parte da rede Formare que leva educação de qualidade a milhares de jovens. Sete dessas empresas são consideradas as mais inovadoras do Brasil. O mapeamento foi realizado pela Strategy&, da PWC, e publicado no anuário Valor Inovação Brasil, do jornal Valor Econômico. Entre as empresas mais inovadoras que fazem parte da rede Formare estão: Bosch, Mahle, Embraer, Thyssenkrupp, L’Oréal, Duratex e 3M.

Em 30 anos de história, o Formare capacitou quase 23 mil jovens em todo o Brasil. Somente em 2019, a nossa taxa de inserção no mercado de trabalho chegou a 80%. Isso significa que os nossos alunos são preparados pelos melhores profissionais devido às parcerias com empresas comprometidas com a educação.

 

Como ser uma empresa parceira do Formare?

Fale com a gente na área Contato do nosso site, informando o interesse em fazer parte da rede Formare. Entraremos em contato para tirar suas dúvidas e iniciar uma parceria em busca da transformação social a partir dos nossos jovens.

 

Faz parte de uma das empresas parceiras e quer se tornar um voluntário?

Acesse a área Participe do nosso site, selecione o estado onde a sua empresa se encontra e verifique o responsável pelo Formare dentro da organização. Entre em contato por e-mail ou telefone para tirar dúvidas.

 

Como ser um aluno Formare?

Acesse a área Participe do nosso site, selecione o seu estado e encontre as empresas da sua região que fazem parte da rede Formare. Ao abrir a aba da empresa, ficará disponível um endereço de e-mail e número de telefone. Entre em contato com a pessoa indicada para verificar se há processo seletivo aberto.

 

Clique aqui para acessar o nosso Relatório de Atividades 2019 na íntegra.