Para diretor da Duratex, Formare transforma empresa e comunidade

Formare: O Formare está atualmente em cinco unidades da Deca/Duratex. Podemos dizer que o programa contribui para desenvolver habilidades dos funcionários que atuam como voluntários?
Marco Antonio Milleo: Os educadores voluntários tiveram desenvolvimento diferente, são outras pessoas. Primeiro, pela proximidade com outros educadores, o que gera uma troca. Outro ponto é que ele começa a se organizar para as aulas e quer passar uma imagem diferente da empresa. Todos nós gostamos muito de trabalhar aqui e queremos mostrar isso para as pessoas. Percebemos muitas consequências com a implantação do programa. Internamente, houve mudança de atitude e comportamento e a equipe está fortalecida.

Formare: Qual a importância do Formare para a fábrica? Em que aspectos muda o clima organizacional?
Milleo: Os funcionários da planta da Deca de João Pessoa estão trabalhando num projeto interno que eu tenho dúvidas se antes do Formare teria tido tamanha adesão. Demonstram muito coleguismo; é uma equipe completamente diferente de antes. É muito interessante observar, do ponto de vista de administrador, a real mudança que tive – claro que não tenho como mensurar, mas se eu não posso imputar isso 100% ao Formare, posso dizer que tive uma mudança importante no comportamento. O Formare é um integrador.

Formare: O Formare leva jovens da comunidade local para dentro da empresa, fortalecendo a relação com o entorno. Você poderia falar um pouco mais sobre isso?
Milleo: O jovem que está no Formare passa por uma formação diferente de um curso regular ao estar integrado ao mercado de trabalho. Na empresa temos programas de conscientização ambiental e organização do trabalho, o que com certeza esses alunos levam para suas casas. Não é apenas aprender uma profissão, conviver numa grande empresa é maior do que isso, ele acaba levando valores e boas práticas, que se estendem à família e à comunidade. Um ponto interessante é que desde o princípio tivemos apoio da comunidade. Todos os alunos, de alguma forma, foram trazidos pelos líderes comunitários. Acredito que esses jovens estão levando um pouco da visão do mundo empresarial para o lugar onde vivem.

Formare: Observamos em muitos parceiros que possuem o Formare que estes jovens demonstram sentimento de pertencimento à empresa. Você observa isso na Duratex também?
Milleo: Sim, é impressionante como a contaminação ocorre. Eles abraçam o projeto como uma possibilidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Acredito que o próprio contato com os educadores e o dia a dia da empresa levam a isso.

Formare: Quais são os diferenciais competitivos desse jovem em relação ao que não teve a mesma oportunidade?
Milleo: Em relação a um curso da educação básica regular posso dizer que eles terão uma vantagem frente àqueles que desconhecem completamente qualquer processo produtivo, nunca entraram numa fábrica, nunca tiveram a oportunidade de se relacionar com profissionais. O jovem do Formare está acostumado a tratar com profissionais produtivos e lideranças e conhece o dia a dia de uma fábrica. Sem dúvida a prática é o diferencial, porque o nosso aluno vai saber fazer. Além disso, os educadores voluntários não transmitem apenas o conhecimento técnico, mas sua experiência. Eles mostram o que fazem, no lugar em que fazem. Isso também faz muita diferença.

Formare: O Formare gera benefícios para diversos públicos: aos jovens, funcionários, comunidade e à própria empresa, que prepara sua mão de obra do futuro. Todos eles têm a mesma importância?
Milleo: O maior beneficiado é o aluno; ele é a razão de existir o Formare. Todos os outros benefícios são consequências. Mas a razão de ser é o aluno da comunidade, ele é a nossa maior preocupação e aposta, seja para melhorar o país, a empresa ou o lugar em que ele vive.

Formare: Sabemos que há a intenção de levar o programa Formare para outras unidades Deca/Duratex. Por que esse movimento?

Milleo: A ideia é que todas as nossas unidades tenham o programa, já temos inclusive mapeado qual será a próxima. Pretendemos expandir, pois o Formare transforma a vida desses jovens e contribuiu para uma mudança de comportamento dos colaboradores, que passam a trabalhar melhor em equipe.

Formare: Imagine a seguinte situação: você está em uma reunião com representantes de várias empresas potencialmente interessadas em implantar o Formare. Em poucas palavras, como você definiria e indicaria o programa?
Milleo: O Formare transforma, tanto a empresa, com relação aos seus colaboradores, quanto a comunidade. Ele aproxima a empresa da comunidade, por meio de seu principal ativo que é o jovem, que após ter a vivência na empresa e o contato com os colaboradores leva para a comunidade uma visão positiva. A comunidade passa a conhecer a empresa pela visão do jovem.

(Juliana Mantovani e Cris Meinberg | 12/5/2016)

Quer ser um Jovem Formare?