Proposta pedagógica inovadora

O Formare é inspirado no modelo de ensino técnico dual da Alemanha, que acontece nas escolas e nas fábricas ou unidades de negócios. Mas o programa vai além: os professores são os próprios funcionários das empresas parceiras, atuando como voluntários, e 100% da formação é feita no ambiente empresarial.

Certificados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), os cursos do Programa Formare ocorrem em empresas de no mínimo 300 funcionários ao longo de um ano e têm foco total em competências para a vida e o mundo do trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Plano CDE, nos últimos dez anos, o índice de formalização de egressos no mercado de trabalho chega a 93%.  São mais de mil jovens são formados por ano e cerca de 26 mil já receberam diplomas desde 1989.

A Fundação Iochpe também é classificada como entidade qualificadora pelo Ministério do Trabalho. Ela desenvolve toda a parte pedagógica, especialmente desenhada para as necessidades do negócio da empresa parceira. São mais de 150 cursos formulados ao longo de 30 anos. Cabe também à Fundação fornecer materiais de apoio e qualificar os funcionários das empresas para atuação como educadores voluntários.

Os voluntários do Formare já somam mais de 5 mil em todo o Brasil e no México, onde há duas unidades em operação. O voluntariado corporativo contribui para melhorar o clima organizacional e aumentar a motivação e a produtividade. Também desenvolve competências de comunicação e liderança, além de estimular os empregados a reforçar sua própria formação pessoal e profissional.