Proposta pedagógica inovadora

O Formare é inspirado no modelo de ensino técnico dual da Alemanha, que acontece nas escolas e nas fábricas ou unidades de negócios. Mas o programa vai além: os professores são os próprios funcionários das empresas parceiras, atuando como voluntários, e 100% da formação é feita no ambiente empresarial.

Certificados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), os cursos do Programa Formare ocorrem em empresas de no mínimo 300 funcionários ao longo de um ano e têm foco total em competências para a vida e o mundo do trabalho. Essa abordagem resulta num índice de empregabilidade de 80%, de acordo com informações da Rede Formare. Mais de 1,3 mil jovens são formados por ano e cerca de 25 mil já receberam diplomas desde 1989.

A Fundação Iochpe também é classificada como entidade qualificadora pelo Ministério do Trabalho. Ela desenvolve toda a parte pedagógica, especialmente desenhada para as necessidades do negócio da empresa parceira. São mais de 150 cursos formulados ao longo de 30 anos. Cabe também à fundação fornecer materiais de apoio e qualificar os funcionários das empresas para atuação como educadores voluntários.

Os voluntários do Formare já somam mais de 5 mil em todo o Brasil e no México, onde há duas unidades em operação. O voluntariado corporativo contribui para melhorar o clima organizacional e aumentar a motivação e a produtividade. Também desenvolve competências de comunicação e liderança, além de estimular os empregados a reforçar sua própria formação pessoal e profissional.