Foco em competências

As competências básicas ajudam o jovem a se posicionar como um profissional e cidadão mais consciente e as específicas direcionam os alunos para uma determinada área de trabalho em vários setores econômicos. Esses dois eixos são trabalhados numa estrutura curricular inovadora, dividida em bases instrumental, tecnológica e integradora.

A educação profissional de jovens não pode ser pensada apenas como um processo de aquisição ou construção de conhecimentos, é algo global e complexo. Agir e refletir sobre a própria ação e conhecer mais para intervir na realidade de uma forma transformadora são aspectos intimamente associados.

A prática pedagógica envolve previsão, planejamento, mediação e avaliação de experiências de aprendizagem reais, diversificadas e provocativas. Possibilita ao jovem atuar como protagonista da situação de aprendizagem, pensar, participar de debates, tomar decisões, construir sua individualidade e se assumir como sujeito que adquire e produz cultura e tecnologia.

No Programa Formare aprende-se pelo enfrentamento de desafios, pelas experiências vivenciadas, pelos problemas solucionados, pelo aproveitamento das oportunidades de inovação e mudança. Aprende-se a partir de uma busca individual, mas também pela participação em ações coletivas, vivenciando solidariedade, adotando postura crítica diante dos fatos, definindo metas, escolhendo procedimentos, produzindo mudanças. Ensina-se apostando na capacidade de aprendizagem de cada um, sem deixar de lado os interesses dos jovens, suas concepções, sua cultura, seu desejo de aprender, sua ânsia pelo novo.