Cadeia Automotiva aposta na formação profissional de jovens

O Programa Formare completou 30 anos. Desde 1989, o programa oferece formação para jovens de baixa renda dentro de grandes empresas. Nesse histórico, destaca-se a cadeia automotiva. Atualmente, 44 empresas possuem o Formare no Brasil, sendo 20 do setor automobilístico. São 320 jovens que, diariamente, atravessam os portões das fábricas e mergulham na realidade do mundo trabalho.

“A indústria automotiva está constantemente buscando novos colaboradores bem preparados. Além disso, como a Fundação foi criada por uma empresa de autopeças, foi natural que a cadeia fosse a primeira a acreditar na proposta do Formare, que pauta-se pelo desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania e inserção no mundo profissional”, afirma Claudio Anjos, diretor da Fundação Iochpe.

Os cursos são realizados no contraturno escolar dos alunos, dentro das empresas, com aulas teóricas e práticas. Os próprios funcionários compartilham seu conhecimento e são capacitados para atuar como educadores. A empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e de qualificação profissional.

“O Formare não impacta só na vida dos jovens. A empresa também é impactada positivamente. Funcionários se tornam educadores voluntários e, com essa experiência, crescem como cidadãos e como profissionais. Sem contar que, a cada turma, a empresa tem profissionais prontos para a contratação”, afirma Marcos de Oliveira, CEO da Iochpe-Maxion, que promove o programa em quatro fábricas no Brasil e duas no México.

Os cursos têm carga horária mínima de 800 horas e são certificados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além de envolver os jovens das comunidades no entorno de cada empresa parceira, os cursos são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo a realidade do mercado de trabalho local. A abordagem por competências visa contribuir para que os jovens tenham melhores condições de assumir uma postura ética, colaborativa, criativa e empreendedora em ambientes instáveis como os de hoje, sujeitos a constantes transformações.

Parceiros Formare na Cadeia Automotiva

1. Aethra
2. Autoneum
3. Bosch
4. Carese
5. Cummins
6. EATON
7. Kromberg & Schubert
8. Magnet Marelli
9. Mahle
10. Maxion Wheels
11. Maxion Structural Components
12. Meritor
13. MWM
14. PowerTrain
15. Remon Automotive
16. Schaeffler Group
17. SYL Sistemas de Freios
18. TE Connectivity
19. Volkswagen
20. ZF do Brasil